A Origem

Pediram pra eu comentar, então, vou comentar...Bem, primeiro gostaria de dizer que esse filme teve ótimas críticas. Na realidade, foi esse fator que me fez querer assisti-lo. Porém, infelizmente, costumo assistir filmes no filmesmegavideo.net e esses dias não tive muito tempo, muito menos paciência e além do mais, estava sem internet. Então, vou apenas citar a sinopse do filme e algumas críticas exteriores a mim.

A ORIGEM - Inception. 
Direção: Christopher Nolan. 
Gênero: Ação ( 148 min.)
Censura: 14 anos. 
Cotação: Excelente

Christopher Nolan é hoje a melhor prova de que existe vida inteligente em Hollywood. Mais do que David Lynch em Império dos Sonhos, ele investiga o universo da mente em A Origem. O filme é sobre um ladrão de sonhos contratado para plantar uma ideia no inconsciente de um homem. Só nesse conceito já está impressa uma reflexão sobre o que é o cinema. Não se trata de construir sonhos, de plantar ideias no imaginário do espectador?

Cinéfilo de carteirinha lembra-se da cena de Cavaleiro das Trevas em que Batman e o Curinga ficam invertidos, mas Nolan filma de um jeito como se estivessem frente a frente, naquele andaime. O diretor já vinha invertendo códigos desde Amnésia, onde contou sua história de trás para a frente, e Insônia, onde transformou em pura luz a natureza sombria do filme noir. Batman e o Curinga invertidos podiam ser figuras emprestadas às pesquisas visuais de M.C. Escher. O artista voltas agora na arquitetura dos sonhos de A Origem. Para roubar uma ideia é preciso fazer uma pessoa sonhar com ela. O sonho tem de ser cuidadosamente planejado e executado. Exige um arquiteto e um conjunto de profissionais para colocar o processo em marcha.

Grupal. Roubar sonhos não é uma atividade solitária, mas de grupo. Leonardo DiCaprio pode ser o chamariz de elenco de A Origem, mas a dramaturgia do filme refere-se ao grupo. Os sonhos de DiCaprio têm até uma mulher fatal, interpretada por Marion Cotillard. Ela morreu, mas vive invadindo os sonhos do ex-marido. Ele quer manter os momentos que tiveram no passado, mas Marion transforma-se num vírus perigoso, que o impede de reencontrar os filhos. A Origem é, no limite, uma ficção científica, mas, como diz Nolan, o que importa não é a ciência, mas o humano. Compare com James Cameron e a imensa revolução tecnológica de Avatar. A Origem tem 400 planos digitalizados contra os cerca de 2 mil que Nolan afirma serem normais numa produção deste porte.

Como o velho protagonista de O Mensageiro do Amor, de Joseph Losey, DiCaprio precisa se libertar da influência da flor mortal representada por Marion, mas permanece uma dúvida, um twist final. O desfecho é real ou sonhado?

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,a-origem-um-filme-complexo-e-fascinante,590895,0.htm

Comentários

JéssicaCFS disse…
Adorei a dica! vou ver se assisto ;)

Fofa, Adorei seu Blog e já estou seguindo! ^^ Muito orbiga por passar lá no Procacha e segui-lo tbm!

Tudo de Bom, Beijão ^^
@Jessica_CFS

http://procacha.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Aspas

Des-mascara-lização.

Sempre em frente